A Escola

O Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, ITAP, é uma escola profissional de natureza privada criada a 24 de Agosto de 1990, ao abrigo do DL. 26/89 de 21/1, através de contrato programa celebrado com o Ministério da Educação, por iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra e ACIC – Associação Comercial e Industrial de Coimbra.

Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, ITAPEm 1999, a Prodeso- Ensino Profissional, Lda passou a ser a entidade proprietária do Estabelecimento de Ensino ITAP - Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra, por força do Dec.-Lei 4/98. A Prodeso é uma sociedade por quotas que tem como sócias a Câmara Municipal de Coimbra e a ACIC - Associação Comercial e Industrial de Coimbra.  

O ITAP tem como objetivos principais a educação/formação de jovens, preparando-os como cidadãos com sólida preparação de base que favoreça o seu crescimento integral e o desenvolvimento de atividades em estreita colaboração com os agentes económicos locais e articulados com projetos de desenvolvimento local/regional.

Desde o início da sua criação que o ITAP tem procurado formar jovens em diferentes áreas, preparando-os de forma capaz para o mercado de trabalho e para a vida. É assim uma escola vocacionada para jovens que procuram um curso profissional nas áreas de Trabalho Social e Orientação, Marketing e Publicidade, Audiovisuais e Produção dos Média, Gestão e Administração e Construção Civil e Engenharia Civil.

A partir do ano letivo 2006/2007 o Projeto Educativo do ITAP passa a integrar cursos do 3º Ciclo do Ensino Básico – Cursos de Educação e Formação, criados ao abrigo do Despacho Conjunto nº453/2004 de 27 de Julho.

O ITAP tem uma identidade própria resultante não só do contexto socioeconómico em que está inserido como das caraterísticas dos agentes locais que o promoveram e da previsão da evolução dos diversos setores de atividade económica perspetivando, como área privilegiada de intervenção, a formação de quadros intermédios para os serviços de pequenas e médias empresas.

O ITAP tem participado ativamente em ações promovidas por diversas instituições/entidades de âmbito local, regional e mesmo nacional, e também são vários os projetos promovidos pelos nossos alunos e formadores tendo em vista a dinamização/valorização institucional e a promoção/valorização da comunidade.

Os projetos desenvolvidos constituem vivências de incontestável relevância em termos pedagógicos por apelarem não só aos conhecimentos mas sobretudo às competências e às caraterísticas de personalidade exigidas a futuros profissionais e cidadãos com responsabilidade e capacidade interventiva.

Isto vai de encontro à missão da escola que é a de proporcionar formação de qualidade assente em conhecimentos, valores e saberes que permitam aos nossos alunos adquirir competências que os tornem técnicos/profissionais empenhados, responsáveis, dinâmicos, competentes, empreendedores, inovadores e pró-ativos.

Os cursos profissionais ministrados no ITAP conferem o Diploma de Qualificação Profissional de nível 4 e o Diploma de Ensino Secundário (12º ano).

Os cursos permitem o acesso ao ensino superior, caso os alunos assim o pretendam, mas frequentemente os alunos optam por ingressar na vida ativa, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação.

Topo

 

 

 

Logo.1 ITAP PNG ministerio educacao     POCH PT2020 FSE Bom-1 barra

 

Apoios: